quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

APRIMORANDO O MEU INGLÊS

Acordo cedo demais e vou assistir à Fox News. No programa O’Reilly Factor acompanho a entrevista do jornalista com o senhor Colin Powell, general americano, herói do Vietnam, um republicano com passagem pelo primeiro escalão de vários governos – desde o desafortunado Nixon –, que, imaginem, votou nas duas última eleições para o democrata Barack Obama.

O foco da entrevista dura era a mudança de lado, os motivos sempre contestados, um hard talk difícil de administrar, levado a bom termo com respeito, as despedidas prometendo novos convites para novas e elevadas discussões.

Troco de canal e vou para o Bom Dia Paraná, exatamente quando da notícia da visita da comitiva da FIFA à Arena. Destaque nos 20 segundos de informação: a desaprovação do estacionamento subterrâneo. Volto para o mundo das mesquinharias, da pobreza jornalística, melhor tivesse ficado no canal americano.

O Atlético está em luta com a RPC, com a Gazeta, com as rádios nativas, daí a retaliação que me incomoda.

Entendo que os motivos da refrega sejam os baixos valores pagos pela transmissão dos jogos do Paranaense pelo canal televisivo e a ausência de qualquer pagamento pelas emissoras de rádio. Pode-se discutir sobre o assunto horas a fio. O amigo deve ter sua opinião a respeito, que deve ser respeitada.

O que deve ficar claro é que não é por falta de competência dos presidentes Petraglia e Bettega que a comunicação não flui com facilidade. Petraglia dá nó em pingo d’água nas entrevistas a que se submete, Bettega conduz as reuniões do Conselho Deliberativo com elegância e bom humor. Ambos podem reduzir as incompreensões a pó de arroz bem atleticano com dois bons dedos de prosa.

O problema é que os litigantes deixaram a conversa de lado e assim perdeu-se a possibilidade de negociação. O torcedor perdeu também. Não vê os jogos pelos quais pagou para a TV fechada, fica submetido ao noticiário sempre negativo, às notícias sussurradas por blog da jornalista que tudo sabe, às opiniões que não pode contestar, simplesmente por não poder ver o fato que lhes deu origem.

Pesquisa não científica conduzida pelo site furacao.com mostra que 42,8% dos atleticanos desaprovam a decisão da diretoria em recusar a proposta da RPC para ceder os direitos de transmissão. Não é pouca gente.

O presidente Petraglia pede paciência. O problema é que estou ficando sem o que assistir. Perdi a paciência com novelas, Big Brother para mim é um zoológico de gente digno do Animal Planet, os jornais televisivos só têm desgraça, quando não nacionais vão buscar no sul da China, os programas esportivos abandonaram o meu Furacão.

Do jeito que está vou voltar para a Fox, para a CNN, para a BBC, pelo menos lá ninguém critica o meu Atlético, e vou, aos poucos, aprimorando o meu inglês.

Um comentário:

  1. Caro Ivan,
    Desnecessário se faz elogiar suas colunas, sempre iteligentes e bem temperadas.
    Quanto aos fatos da RPC/RPCOM/IMPRENSA e outros, me permita discordar em alguns fatos. Ano passado foi transmitido o ruralzão, os jogadores, técnicos davam entrevistas, diretores etc. Pergunto: em algum momento aliviaram, ou deixaram de ser capciosos? Não,bateram de pau o ano inteiro. Todos nós do conselho já sabíamos que o paranaense seria disputado com os meninos e que o CAP NÃO iria aceitar a proposta feita pela RPC. É ridiculo saber que a Penepolense de SP recebe R$ 2.250 mi e nós, coxa, etc. R$ 500 mil. Também comprei o pacote da TV a Cabo. Sofreremos mais esse ano, pois Arena só em 2014.
    Um grande abraço RN ao amigo.

    ResponderExcluir