domingo, 8 de dezembro de 2013

ATÉ AMANHÃ

Já falei e vou repetir. Quando o Coritiba caiu para a segunda divisão e seus torcedores devastaram o Couto Pereira, no espaço Bate-Boca da antiga Tribuna do Paraná, fui dos poucos a defender a diretoria coxa, certo de que nenhuma segurança privada seria capaz de enfrentar os vândalos que assumiram o comando e dominaram o espetáculo.  

Por isso, volto, de sangue doce, a bater na mesma tecla. O Atlético só conseguiria deter os doentes que se envolveram na briga horrorosa, existisse disponível um elemento privado com armamento adequado, com condições legais de utilizá-lo, e pessoal preparado para o enfrentamento, o que não existe. Confunde-se segurança privada com leão de chácara, mais ou menos algo como gente grande, careca, ameaçadora, de quem os litigantes não têm o menor temor.

Ou poder-se-iam estabelecer cercas elétricas, rolos de arame farpado, meios materiais agressivos que impossibilitassem o confronto. Algo que existe, mas nunca se pensou utilizar.

O que existe, é pago regiamente, tem treinamento, equipamento e efetivo pronto para deter esses inconsequentes é o estamento policial, que há muito tempo está escondido, longe dos confrontos, no caso catarinense acobertado pelas medidas judiciais que o colocaram fora do campo. Na hora do pega para capar, apareceu, quando o caído já tinha tomada vinte chutes na cabeça. Eu pergunto, é pago para quê? Ou quer mais algum, um reforço no salário para cumprir o seu dever?

Na Inglaterra, a polícia assumiu seu papel, agiu de múltiplas formas e conseguiu transformar guerras terríveis em episódios de mínima visibilidade. No Brasil, bem... O Brasil é o Brasil. Ouvi dizer que a desmobilização dos sodados do Exército, a iniciar neste mês, só acontecerá depois da Copa, a polícia teria declarado que só garante a segurança nos arredores da Arena. Sendo verdade, vai sobrar para o meu EB. Se assim for, fique tranquilo, eu confio.

O atleticano está preocupado com os desdobramentos do desastre. Não é difícil imaginar. O Atlético vai perder dez mandos de campo, vai pagar uma multa pesada, continuará correndo os mesmo riscos nas arquibancadas enfrentados neste 2013. Ninguém tenha dúvida disso. Os briguentos não estão nem um pouco preocupados com o Atlético, com as consequências dos seus atos, nada os impedirá de continuar a nos infernizar. Estão agora nos botecos comemorando. A polícia já está em casa, o uniforme na cadeira, nem sequer amassou.

Amigos, resolvi primeiro falar do lixo, para depois falar do jogo. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário