quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

APOIAR OS SÁBIOS

– E aí seu Ivan, foi lá? – pergunta o rapaz que me serve o cafezinho há milênios.

– Onde? – indago sonolento.

– Na reunião do conselho do Atlético.

– Ah! Fui sim. Claro que fui. – Fico pensando como ele sabia da reunião.

– E a arena, sai ou não sai?

– Sai, mas vai dar trabalho, hoje e amanhã tem votação na Câmara, a última das batalhas antes do repasse dos recursos. Tem uns vereadores querendo botar areia, um ou outro vai amarelar, alegar doença para faltar à sessão.

– Eu sei, é uma vergonha. Eu sou coxa, mas acho isso uma vergonha. – Fico com o queixo caído, a xícara na altura dos lábios, incapaz de sorver a rubiácea.

– Pois é, alguns torce-vereadores do teu time estão vestindo o sagrado manto alviverde para votar e prejudicar a cidade inteira. È chutar o traseiro do eleitor – prossigo com o cheiro do café forte me acordando para o dia.

– Concordo com o senhor, já disse, é uma vergonha, acho isso que eles estão fazendo a maior das sacanagens. Como é que pode?

Tomo um gole e fico imaginando quanto a família Braga Cortes colocou na educação do seu filho para ele dar o vexame que está dando. O rapaz de berço é um míssil alviverde desgovernado na direção do povo que o elegeu.

É difícil entender que a elite da terra, gente de sobrenome possa ter menos sabedoria que alguém que luta para fazer um supletivo noturno após dia de trabalho intenso. Os livros não alteram valores, eliminam baixezas, a gente nasce com eles gravados a fogo no DNA.

Nascemos prontos, uns focados no seu próprio umbigo, outros generosos e sábios. Na primeira categoria acomoda-se o alviverde Felipe Braga Cortes, na segunda o rapaz que assobiando lava as pequenas xícaras interessado no progresso de toda uma cidade.

Hoje, à uma da tarde, estaremos lá na Câmara, atleticanos, curitibanos, gente de boa fé, eleitores atrás de benefícios imensos para Curitiba. Para quem não sabe, são 800 projetos. Vamos lá rubro-negros, não para afrontar os energúmenos, mas para apoiar os sábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário