segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

MELHOR CAMINHO

O Atlético foi eliminado da Copinha já na sua primeira fase. Os responsáveis pelo grupo devem reconhecer os poucos jogadores em condições de chegar ao time de cima. Isso verdade, o que fazer com aqueles afastados pelo olhar dos experientes profissionais do ramo? Dispensar de imediato? Dar um tempo? Esperar pela maturação? Quanto tempo se deve esperar pela afirmação do craque? Qual é o limite?

Semana passada, vi “ragazzo” de 18 anos marcando gol pelo Milan. Será caso de supercraque em nascimento? Parece que só a genialidade abriria as portas para lançamento tão prematuro ao lado de Kaká, Robinho e outros craques do rubro-negro italiano. No Brasil, até os gênios esperam na fila.

Aqui, de forma geral, o garoto aparece como craque e tem que peregrinar. Sai do clube formador por empréstimo e vai correr mundo. Se a promessa vingar fora de casa, pode voltar e ganhar espaço. O Atlético de Don Juan em 2012 foi feito de retornos, atacante, divertido, chances para todos, até morrer no pênalti batido para fora por Guerrón na final do Paranaense.

Dizem que Don Miguel, ou Portu para os íntimos, gosta de trabalhar com a base, dar chances para todos. Verdadeira a notícia, esses meninos dos quais ouvimos falar todos os dias, frequentes nas seleções brasileiras de todas as categorias, tem que aproveitar a chance, jogar bola, impor-se, disputar posição, mostrar serviço. As portas para o estrelato parecem estar abertas, é bom aproveitar.

Falando em jovens, o sub-23 perdeu para o Paraná. Resultado normal. Sábado estreia no Paranaense contra o Prudentópolis. Petkovic chegou ontem, a escalação não foi divulgada, impossível avaliar a equipe. Pelo menos, o time fez um treinamento, Pet pôde conhecer a reação dos atletas em jogo, tirar conclusões. Para alguns retornos é a última chance. Ou joga, ou toma rumo.

Quem precisa jogar, fazer amistosos é o time de Don Miguel. Faltam 16 dias para o jogo contra o Sporting Cristal. O elenco é enxutíssimo, Portu deve estar com os cabelos em pé. Catou o lateral-direito Mário Sérgio no sub-23. Raspou o tacho.

O Furacão pode ir ao Peru com Weverton; Mário Sérgio, Manoel, Cleberson e Botelho; Deivid e João Paulo; Elias e Zezinho; Marcelo e Ederson. Fora Mário Sérgio e Ederson é o time que subiu para a série A. Do Janguito para os Andes.

Don Miguel tem que ver esse time jogar. Conforme for, correr para a defesa, deixar para resolver em casa. Para quem está com pouca munição, talvez seja o melhor caminho.

PS: Portu foi buscar Hernani no sub-23, para mim a revelação de 2013. Começo a ter esperanças. Faça por merecer piá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário