quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TENDA DOS MILAGRES


Estou lendo o livro Código da Vida do senhor Saulo Ramos, Ministro da Justiça no governo Sarney. Uma obra plena de elogios à classe dos advogados, todos a nata da inteligência, sábios na aplicação da lei, poços de virtude. Lá e cá uma tamancada em amigo que virou inimigo, um tropeço no ódio, nada que afete o brilho do antes nobilíssimo colega.

Lá pelo meio do alfarrábio, revela ter recebido proposta para ser Ministro da Justiça do governo Collor, implícita aí a defesa do presidente dos descamisados no processo de impeachment. Valor da proposta, cinco milhões de dólares. Pediu dez, foi atendido, negou.

Com a multidão de bandidos endinheirados que usufruem dos “rigores” da democrática Constituição de 1988, os advogados e seus salários estão a fazer inveja aos nossos maiores craques de futebol. Dizem que o Neymar vai tentar a Faculdade de Direito de Santos. O Sr Thomaz Bastos, Ministro do Lula, o ex-presidente acusado de chefiar o mensalão, teria recebido 15 milhões para defender o Cachoeira, pulou fora no meio do caminho. Tem um barbudinho que está sempre ao lado de meliante graúdo. Um Drogba do Direito.

Como não posso pagar essa gente e temo que a Djanira me lance às barras da lei, que a Justiça do Trabalho venha tirar meu sono, prefiro a velha e corroída senda da honestidade, pago tudo direitinho, tenho arrepios a cada história ouvida em que a doméstica venceu o patrão por goleada.

Por isso, quando li que o señor Morro Garcia entrara na Justiça contra o Atlético, minha pressão foi a 18 por 12. Pressenti o prejuízo já imenso transformar-se em verbete no Guinness, o Livro dos Recordes, o Rubro-negro obrigado a limpar os cofres para pagar o atacante e seus craques togados.

Semana passada, Petraglia devolveu Garcia ao Nacional. Não acreditei. Fui ao site do clube ler os termos do acordo e descobri que o Atlético ainda vai receber dinheiro de volta. Li de novo, devia ter perdido algum detalhe, no mínimo a possibilidade de recorrer deveria estar contida em algum parágrafo obscuro. Nada. Esperei as repercussões. Dei um tempo. Nada.

Como diria amigo meu: “essa foi campeã”. O Atlético deve ter um Messi no Departamento Jurídico.  Fica aqui o meu abraço ao camisa 10 dos causídicos.

Depois dessa acredito em tudo. O Furacão ainda vai ser campeão da segundona, o teto retrátil da nova Baixada virá com película anti-reflexo, o Janguito viverá dias de casa cheia. Hoje não tenho mais dúvidas, o Atlético é a tenda dos milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário