sexta-feira, 26 de agosto de 2011

COPA 2014

Correndo lista de emails fiquei sabendo de reunião de Petraglia com os principais blogueiros do Atlético, com o objetivo de tirar as dúvidas possíveis sobre a realização das obras da Arena para a Copa 2014. Confesso que não sabia que o meu Rubro-Negro tinha tantos blogueiros principais, imagino o número de secundários e terciários. Ainda estou procurando me enquadrar neste rol.
Corri a relação dos blogs constante do email onde encontrei a notícia sobre a reunião e não encontrei repercussão significativa. Nem no site furacao.com, de onde parece ter surgido a iniciativa do meeting, encontrei nota de alguma relevância.
Do pouco que consegui ler, achei a abordagem sobre os financiamentos para a obra, sobre as quais tinha especial interesse, muito superficial, passando-se para temas menos importantes para a conjuntura, como relacionamento com a torcida, onde os jogos irão acontecer durante a realização das obras, preços de ingresso pós-Copa, etc.
No melhor conteúdo a que tive acesso, fiquei sabendo que os Títulos de Potencial Construtivo terão a venda a encargo do Fundo de Desenvolvimento Econômico. Ponto final. Se conseguir vender e lucrar, sorte dele, se perder, azar dele. Muito pouco para sanar as minhas dúvidas. Muito simples e ótimo para o Atlético.
De todo o conjunto de expedientes vindos à tona, partindo de favoráveis e contrários, fica a certeza de que a engenharia financeira para a obtenção dos recursos necessários é por demais complicada para o entendimento de quem está afastado do ramo. Eu diria mesmo, uma difícil e refinada costura, constituída de pontos encontrados em anexos e apêndices de legislação múltipla. Por isso, quem sabe, a pouca profundidade da explanação.
Nada que o vento político não possa dar jeito, aliás, os benefícios para a comunidade curitibana serão imensos, justificam os acertos para o abrir de torneiras, considerando-se que o dinheiro público está sendo despejado às toneladas na maioria das sedes da Copa. Segundo declaração lá atrás do secretário estadual para assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, após reunião com Cassio Taniguchi, “já está tudo encaminhado”. O vento político parece ter soprado faz tempo.
Na reunião de ontem do Conselho Deliberativo foram aprovados os nomes da Comissão de Obras, passo inicial para a criação da Sociedade de Propósito Específico, entidade encarregada de buscar os recursos e a empresa especializada para gerenciar a obra. As dúvidas que seriam colocadas pela diretoria, presume-se tenham sido dirimidas pelo Petraglia. Tudo está dentro dos conformes.
Tem coisas na vida que você não vai e não precisa entender. Para que então perguntar? Basta ter fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário