sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ESTÁ NO TEU DNA


O torcedor atleticano é um forte. É histórico. Os títulos conquistados em espasmos de bravura, sorte nas contratações, basearam-se continuamente no apoio de apaixonados enrijecidos na dura lida dos reveses. As perdas nos minutos finais, no apito, na absoluta falta de sorte, jamais os afastaram do amor doentio pela camisa rubro-negra, muito pelo contrário, lhes deram a têmpera que fez o Atlético resistir por longos anos de imensas dificuldades.

A vida dos fanáticos melhorou em meados da década de noventa, teve um longo e merecido pico de felicidade entre 2001 e 2005, e voltou ao passado de durezas.

O milagre do início do século foi gerado pelo crescimento patrimonial, acompanhado com alegria pela torcida em êxtase, incrédula assistindo ao nascimento do CT do Caju, à inacreditável construção da Arena da Baixada. Nem se pode dizer que foram sonhos realizados, que atleticanos sonhavam com tantos benefícios e de tal ordem?

Do fim período de benesses restou o patrimônio, o nível. Quem não acredita ser o Atlético um time de primeira divisão? E o torcedor? E o historicamente forte?

Acostumado ao ciclo venturoso, aos poucos, o mal acostumado torcedor da nova geração foi se adaptando às dificuldades, ao cai não cai, caiu, e está sofrendo as agruras da segunda divisão. Se cair já era considerado impossível, não subir já em 2012 é intolerável. O jovem rubro-negro vive um pesadelo. O roteiro não incluía naufrágios e isolamentos. Os velhos tem que falar.

Jovem rubro-negro! A falta de fé não faz parte do teu DNA. O Atlético é o time da raça, da torcida guerreira, um povo tocado a tambor e amor. O momento não é bom, mas pode mudar, e o grande gerador da mudança é você.

Lá em 2001 era fácil. A bola entrava, o time ganhava e você dava espetáculo. O time embalava a Fanáticos, você acompanhava a organizada, era uma felicidade só. Hoje, como dantes, dantes lá atrás, o time não embala a torcida, cabe a ela embalar o time. É uma volta às origens, ao torcedor útil, necessário, você o décimo jogador.

Vamos lá, habilite seu smart, saia de casa, vá ajudar o Furacão. Quem são os escalados? Pouco interessa. Você torcerá pelas camisas, fará a sua parte. Dos times que lutam pelas quatro vagas, nossa verdadeira vantagem é você.

Se da tragédia pode surgir algo de bom, da passagem do Atlético pela série B o grande ganho será o teu batismo de fogo, a tua identificação com o passado, aí, nestas últimas e decisivas rodadas, atrás do tambor, com amor. Vamos! O Atlético precisa de você guerreiro histórico. Vamos! Você pode! Está no teu DNA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário