sexta-feira, 29 de março de 2013

A HUMANIDADE TOLERANTE

Com atraso sou obrigado a fazer o registro sobre os jantares em comemoração ao aniversário do Furacão. Dois eventos diferentes, na mesma data, como noticiado pela imprensa ambos com expressiva participação, 600 no promovido pela atual diretoria, 300 no realizado pelo que vou chamar de oposição.

No texto “Feliz Aniversário Meu Furacão” concitei à união, mas não vejo nenhum problema na existência de oposição ordeira dentro das fileiras do Atlético. Segundo o que li, as homenagens prestadas foram feitas a rubro-negros de alto merecimento, não partiu de nenhum dos promotores ataques descabidos aos atleticanos em comemoração em diferentes espaços. Os climas foram de exaltação ao Atlético, os presentes atleticanos de boa-fé, apaixonados pelo clube e interessados no melhor para o clube.

O Clube Athlético Paranaense já provou que nem todas as desgraças o farão tomar caminhos estranhos aos seus melhores interesses. O melhor exemplo vem de 2011. Com a campanha em campo direcionando o time para a segunda divisão, realizou-se reunião do Conselho Deliberativo da gestão Malucelli para que Petraglia apresentasse seu projeto para a Arena 2014. Tudo para um veto monumental.

Saí de casa e fui para a frente da Arena procurar notícias, tentar antecipar o resultado ouvindo os amigos transmitir suas conversas telefônicas com participantes do encontro. “Petraglia acabou de falar”, “Ciclano fez um aparte”, “falou a construtora”, “o projeto foi aprovado”. Fazia um frio danado, a aprovação aqueceu meu retorno.

Em período de muitas dificuldades de relacionamento, o Conselho deu voz a um quase inimigo, votou com consciência, deixou de lado todos os melindres para sancionar o que lhes pareceu melhor para o Clube.

Moral da história, a oposição no Atlético existe, mas é coerente, julga com sabedoria, não interpõe obstáculos ao progresso do clube. O Atlético cresceu uma barbaridade, um orgulho para todos nós, é normal que grupos tenham visões diferentes de como gerenciar seus destinos.

É claro que existem os xiitas de plantão, a atiradeira sempre pronta a quebrar umas vidraças. Quem está de acordo com tudo? Eu mesmo concordo com as ideias básicas da atual diretoria, sempre fui a favor do Sub-23, acho justa a valorização dos conteúdos, não tenho grandes amores pela possibilidade de se jogar fora de Curitiba o Brasileiro. Entretanto, tenho minhas discordâncias pela forma como esses processos são conduzidos.

O problema é contestar a forma em se tratando de futebol. O Atlético ganha amanhã do Londrina, dispara na liderança e vai para a final. Cinco a zero para a diretoria e eu louco de feliz. O Furacão na Copa do Brasil goleia em Pelotas e engrena um grande ano. Oito a zero e eu morrendo de satisfação. Ano que vem a RPC cai com uma bolada pela participação do Furacão no Paranaense. Dez a zero e eu dando pulos de alegria.

Se algo não der certo, posso ter minhas poucas certezas confirmadas, mas isso não me trará felicidade.

Leio ataques furibundos contra o Conselho atual, que simplesmente assegura o decidido pelo Conselho da diretoria anterior. Não consigo entender. É bom guardar o estilingue, dar tempo ao tempo, ir digerindo os acontecimentos devagar, ajudando com serena opinião a que se retifiquem erros, se evidenciem acertos. Assim, devagar e sempre, caminha a humanidade tolerante.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário