quinta-feira, 31 de maio de 2012

VOU CHAMAR O PT


Na semana que passou, a coluna do Mafuz noticiou reunião em que os representantes do Estado e da Prefeitura teriam oferecido ao Atlético um empréstimo no valor de 30 milhões, com juros de 17% ao ano, para completar o financiamento da obra Arena 2014. Segundo o analista, Petraglia rasgou em picadinhos o documento apresentado e ameaçou ir a Brasília falar com o PT.
Petraglia exagerou. Poderia ter ameaçado com a excomunhão, com a morte na fogueira, com o último dos infernos, ameaçar com o PT é sacanagem. Isso não se faz. Vai lá o caso acaba parando nas mãos do Gilmar Mendes e o nosso “ex-pres” tem que sussurrar umas ameaças no ouvido do magistrado.

As notícias de hoje são mais esclarecedoras.
Os 30 milhões não são 30, são 30,8. Por quê? O custo da obra subiu de 138,4 milhões para 184,6. Assim, a diferença entre o orçamento inicial e o atualizado ficou em 46, 2 milhões. Como a obra é conduzida por Estado, Município e Atlético de forma igualitária, dividem-se os 42,6 por 3 e ficam para cada patrocinador 15,4 milhões.  Somadas as partes do Beto e do Ducci, ambos devem ao Rubro-negro 30,8 milhões.

Como vão pagar? Picado estava o documento do empréstimo, picado ficou. Agora o Atlético receberá o valor em “títulos de potencial construtivo”, os quais terá obrigação de negociar. Se você quer construir um prédio de quatro andares, onde a altura máxima permitida é três, fale com o Petraglia, compre uns títulos e realize seu sonho.
A ameaça do PT valeu. Até ser classificada como bullying, ou qualquer dessas modernidades psicológicas, serve para atemorizar crianças, vizinhos, gente chata de todos matizes.

Depois de todas essa engenharia financeira, o financiamento da obra ficou da seguinte forma:

Valor
Origem
Garantia
Observações
138,4 milhões
Empréstimo realizado pelo Estado e Município junto ao BNDES e repassado ao Atlético
92,2 milhões – Títulos de Potencial Construtivo (TPC) emitidos pela Prefeitura

46,2 milhões – CT do Caju e recebíveis da Arena

Estado e Município negociarão no mercado os TPC emitidos neste valor

O Atlético pagará este valor em 15 anos
30,8 milhões
Prefeitura emite e repassa para o Atlético Títulos de Potencial Construtivo neste valor


O Atlético negociará os TPC no mercado
15,4 milhões
Caixa do Atlético.






184,6 milhões
TOTAL DO FINANCIAMENTO



Saio para caminhar e encontro o amigo paranista, modelo de seriedade, e o escuto discursar sobre o uso impróprio de recursos públicos nas obras da Copa. Defendo aqui e ali o Rubro-negro, até ouvi-lo afirmar o grande negócio que o Atlético está fazendo, o sonho de ter Petraglia como seu presidente.

Coxas e paranistas suspiram ao ver a maquete da Arena. Do lado de cá, torcedores cortam os pulsos de ódio, querem roer os ossos do Petraglia.
Amigo, qualquer míope, qualquer vítima da terrível catarata vê que a diretoria está tendo enorme trabalho, rubro-negros das mais variadas áreas estão perdendo tempo de lazer e saúde para que cheguemos a um final feliz.

Vamos guardar as pedras na sacola, deixar a tropa trabalhar, no momento, é o melhor a fazer. Se não for assim, juro a você, vou chamar o PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário