sexta-feira, 21 de março de 2014

EL PARANAENSE É ASSIM

O Atlético que jogou em Lima deixou lá o futebol organizado, a pressão no ataque, as jogadas partindo da defesa com bola dominada, mesmo com o primeiro gol e seus efeitos tranquilizantes acontecendo já aos dez minutos. Mirabaje fez passe vertical para Bruno Mendes, o atacante chutou na saída do goleiro, o zagueiro Dalton se encarregou de dar destino à pelota.

Confesso que tive dificuldades no entendimento do plano de jogo. Vencendo, em casa, a defesa rifava para todos os lados, o Universitario chegou a ter mais posse de bola, o Furacão só ventava ao desarmar e saír rápido para o ataque. Daí, passes errados e excesso de individualidade complicavam as coisas.

Mendes reclamou a falta do cruzamento de Coutinho, a seguir cabeceou para o gol quando o passe para Coutinho era certeza de gol. Coutinho assistiu Ederson livre, bola raspando a trave. O Atlético forçou pela direita com Sueliton, Ederson e Coutinho, esqueceu a esquerda, ficou no placar mínimo nos 45 iniciais. Embora tenha perdido dois gols certos, achei o time confuso, nervoso, errando passes, sem necessidade, por quê?

Volta o jogo com Manoel dando um bico já aos 30 segundos. Por quê? Tempo para usar o chapéu pensador e catapum, descobri. O Atlético veio a campo para não levar gols, daí o bumba meu boi defensivo, a segurança que eu pedi em máxima voltagem, os gols sairiam com o passar do tempo. Foi o que aconteceu.

Ederson deixou Felipe livre na cara do goleiro, dois a zero. O goleiro falhou, deixou Ederson livre na cara do gol, três a zero. A defesa com futebol eficiente e sem maquiagem foi base da vitória. Os laterais, mal no ataque, foram intransponíveis nos seus setores. Venceu, excelente, se pudesse ser mais lúcido na transição, seria muito melhor.

Gostei de João Paulo, alimentou o ataque o jogo todo, gostei de Coutinho, uma força no ataque e na defesa, gostei de Éderson, jogou pelos dois lados, fez assistência, marcou em final de partida. A defesa garante os três pontos e eu elogio os atacantes. Então vamos distribuir medalhas para todos, mesmo assim, vejo Coutinho crescendo jogo a jogo. Marcelo tem que voltar em grande forma.

O Atlético, que entrou na Libertadores como última força, começa a soprar forte, é o melhor dos brasileiros, pode pular de fase já na próxima semana. A grande mídia nacional se impacienta, vai ter que gastar tempo e espaços com o Furacão. Que culpa temos nós, el Paranaense é assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário