terça-feira, 3 de junho de 2014

ARRUMAR A COZINHA

O Cruzeiro levou Manoel. Depois que Dedé andou entregando nos jogos da Libertadores, a diretoria raposina voltou seus olhos para o desertor rubro-negro, fez sua proposta e carregou o zagueiro. Civilizado. Ótimo. O Atlético precisa dos recursos, fica com 30% do passe, ainda pode ganhar algum, Manoel segue seu destino.

É assim que funciona. O são-paulino Lucão, 18 anos, até o jogo com o Furacão não aceitara renovar contrato. Nem por isso deixou de jogar. O craque Nathan segue o mesmo roteiro. Enquanto tiver contrato tem que jogar, por que deveríamos nos privar do belo futebol do menino? Domingo entrou e em minutos sapecou uma assistência para o Coutinho.

A saída de Manoel deixa um buraco na zaga. O Atlético sofreu doze gols, só Flamengo e Figueirense sofreram mais, e o amigo sabe que na maioria desses nove jogos atuamos com três volantes. Ainda mais, Weverton já tem sua beatificação estudada pelo Vaticano.

O mais ardoroso fã da nossa zaga poderá argumentar que o Cruzeiro na ponta da tabela sofreu dez, só dois a menos que o Furacão. E por que o amigo acha que a Raposa abriu os cofres para ter Manoel? O seu Marcelo Oliveira quer fechar a defesa a cadeado, mesmo com o melhor ataque da competição. No ano passado foi buscar Dedé, quando Dedé abriu o bico correu atrás de Manoel. É o provável campeão brasileiro.

Em termos de futebol, organização de equipe, o Cruzeiro é o clube a imitar. Contra a vontade da torcida apostou em Marcelo Oliveira, bi-vice da Copa do Brasil, foi buscar Ricardo Goulart no Goiás, Dedé no Vasco, Everton Ribeiro no Coxa, montou um timaço que vai aperfeiçoando. Sem atritos, atendeu Willian que não queria fazer o sétimo jogo, vai sapecando os adversários, botou três no Flamengo no primeiro tempo.

É uma maravilha ver o pessoal da base maioria no time principal, um técnico interino vitorioso. Falar em contratações pode ser visto como um menosprezo aos meninos, ao treinador. Nem pensar. Contratar é defendê-los, dar-lhes companheiros eficientes que os ajudem a crescer, equilibrem um time que venceu bem jogo quase perdido nos primeiros vinte minutos. É olhar a Raposa e copiar, no mínimo arrumar a cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário