segunda-feira, 9 de junho de 2014

ATÉ AS PEDRAS SABEM

A semana da Copa se inicia hoje, os povos se movimentam em direção ao Brasil, chegam, se acomodam, passam a viver a pátria do futebol, querem que o tempo passe rápido, que os jogos tenham início, querem a festa prometida. Curitiba faz parte da festa graças a esforços soberbos da gente atleticana e do seu presidente.

Parei frente à Arena magnífica, quieto, intrometido entre grupos de orgulhosos rubro-negros, buscando motivar a escrita, quando algo puxou a barra da minha calça. Olhei para baixo, nada vi, voltei minha atenção para os delirantes atleticanos e de novo senti o puxão. Voltei-me rápido e dei de cara com pedra portuguesa solta, risonha, com olhar de pétrea e insolente sabedoria.

Para não parecer maluco, me abaixei fingindo amarrar o cordão do sapato e perguntei à inoportuna: “Você, sábia descendente dos calhaus do Egito, acha que se a construção da Arena estivesse em outras mãos que não as do Petraglia, hoje estaríamos aqui comemorando a conclusão da obra?”

Ela saltou para lá, para cá, rolando de tanto rir, zombando da minha ingenuidade, parou quando alguns já começavam a procurar a origem daquele som peculiar e respondeu piscando um olho: “Prezado, até as pedras sabem que não”. Piscou de novo, escorregou ligeira e se acomodou no nicho a que tinha direito na calçada nova.

Levantei e enfrentei o perfil idoso de atleticano sênior, os olhos rútilos pousados na caixa resplandecente. A boca aberta admirada emitiu um suspiro de felicidade e fraseou convicta: “Sem Petraglia teríamos ficado no sonho”. Concordei com o desconhecido em êxtase, amistoso toquei-lhe o ombro e completei: “Meu amigo, isso até as pedras sabem”.

PS: Retorno do especial afeto dos amigos em Santa Catarina e na chegada a Curitiba vou me deliciando com as placas indicando a localização da Arena Stadium, quando, de repente, vejo as viaturas da Cavalaria postadas na entrada da cidade, certeza de segurança, certeza de valor, certeza de amor ao Brasil, “a nossa maior glória”. Minha continência à sentinela avançada. Orgulho imenso de ser soldado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário