terça-feira, 17 de junho de 2014

IGUAL À GUERRA

Habemus técnico. É o seu Noriva, o comandante do Ituano campeão paulista de 2014, eliminando São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos na reta de chegada. Se eu gostei? Dentro daquela ideia do “ganhou o quê” nada a reclamar, à frente de um pequeno levou o caneco paulista.

Penso que a contratação de Noriva atinge uma premissa básica, trazer para o Cajueiro alguém que saiba organizar uma defesa. Ninguém sai atropelando os gigantes paulistas, levando algumas decisões para as penalidades, sem entender da montagem de um bom sistema defensivo.

Segundo o site oficial, Noriva atuou pelo “São Paulo, Atlético Mineiro, Porto, Sampdoria, Celta de Vigo, Middlesbrough e Blackpool... Defendeu também a Seleção Brasileira entre 1995 e 1998”. É bom currículo, deve impressionar bem os atletas. Que comece a trabalhar logo. Boa sorte.
Importante a permanência de Leandro Ávila. Conhece bem os jogadores, tem boa ligação com eles, vai ajudar muito. Já ajudou.

Dias atrás, o Atlético apresentou um cientista de longo percurso para compor o quadro do nosso departamento de futebol. Acho que se futebol fosse ciência, os EUA, que ganharam com as calças na mão de Gana, hoje seriam o grande favorito para a levantar o troféu desta Copa. Não são. É outro que ajuda, o projeto é muito interessante, bem acolhido por todos trará bons frutos.
O amigo pode achar que o futebol é uma ciência e eu não teria motivos para discordar, ficaria no eu acho, fraco de argumentos. Tenho certeza sim de que o futebol tem princípios e um deles é a unidade de comando.

Quando você começa a juntar muitos caciques corre o risco de perder o controle. Então é bom saber quem é o comandante, quem são os subordinados, quem decide, quem obedece, quem ao final das contas perde o emprego. Isso tem que ficar bem claro.  Em muitos aspectos, o futebol é igual à guerra.
PS: O Brasil enfrenta o México hoje de olho nos exemplos dos últimos jogos. Encostou é pênalti, passou do ponto é expulso, dormiu no ponto leva gol logo de início, tem que correr atrás para virar. Deve cuidar dos seus laterais, o cruzamento longo atravessando toda a área é maná para os atacantes adversários. É só para botar um medo, criar um estresse, não se preocupe, vamos ganhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário