quinta-feira, 12 de junho de 2014

VIRAR O JOGO

A Copa começa daqui a pouco. O amigo pegue dona Dilma e suas “verdades” ditas em rede de televisão, o temor da vaia medonha obrigou, e coloque dentro de uma caixa hermeticamente fechada. Só depois de entregue o troféu volte a abrir, retorne ao jogo de escolher presidente.

Para as novas gerações que não conheceram a “ditabranda” – o termo é do Estadão – é interessante comparar o Presidente Garrastazu Médici aplaudido de pé no Maracanã e a “presidenta” escondida do povo, refém dos salões do palácio. Porque será?

O brasileiro aos poucos foi se entregando ao sonho repetido de quatro em quatro anos. Começou com uma bandeirinha no carro, a Bandeira na janela, as camisas para os filhos, a televisão imensa, a reunião da família, o convite aos amigos e catapum, está ligado no 220. Hoje vai marejar os olhos na abertura, cantar o Hino inigualável, torcer como louco quando a bola rolar.

É meus irmãos, nós somos assim. Fomos enganados, mudamos, estamos mais preocupados com o futuro do país, dos nossos filhos, nossos netos, mas continuamos brasileiros, agarrados à única real possibilidade de mostrarmos nossa força. É bom que assim seja, seria muito triste dar as costas a tantos anos de glória, abdicarmos da alegria dentro de nossa própria casa.

O Brasil está preparado, tem um time forte, em condições de vencer, deve vencer. Alguns jogos serão dificílimos. A dura caminhada engrandece o caminhante. Outros fáceis, a final angustiante terminará com Tiago Silva levantando o troféu.

No fim tudo parecerá ter sido muito fácil, mudar a história um simples ato de vontade. Será o futebol nos ensinando o caminho para o resto do ano, o caminho de virar o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário