quarta-feira, 14 de setembro de 2011

GUARDE O SEU CORAÇÃO

O valor do jogo da seleção brasileira no dia de hoje reside num único aspecto: permitirá ao Atlético treinar por toda a semana, com todos os jogadores componentes do grupo, à exceção do Paulo Roberto, preparando-se para o embate contra o Figueirense domingo às dezesseis horas. Tudo após a vitória de domingo, façanha capaz de levantar o moral da tropa inteira.
A saída da quase totalidade dos jogadores do departamento médico mostra que o grupo assiste a chegada de Antônio Lopes com perspectiva otimista. Não poderia deixar de ser. O homem é sério. O amigo pode discordar dele em pontos específicos, ter preconceitos justificados quanto à sua forma de conduzir a equipe, embora preconceitos estejam fora de moda há muito tempo. Os homens levantaram-se para a luta, acham que podem participar, contribuir e isso é bom.
A concentração permanente é justificada. Como disse o Riva, setembro é considerado o mês negro para a preparação física, quando os times começam a sentir o desgaste da longa competição e a perder força, logo no momento em que a luta pelas primeiras e últimas posições entra em sua fase decisiva. Recuperar o atleta exige treinamento, sono, alimentação, paz, convívio fraterno com os companheiros, o ajuste fino tático e psicológico para prosseguir na campanha.
A semana dará a Lopes a possibilidade de testar novas situações táticas e jogadores. É frase do treinador: “o jogador se escala”. Isto é, o empenho no treinamento tem valor, pode garantir a camiseta no domingo. Esse esforço mostra a vontade para a luta imprescindível na atual conjuntura rubro-negra. Ele poderá fazer surgir novidade inesperada no onze a entrar em campo, deixando no banco atleta de maior nome e passado, em quem não se percebeu o imperioso brilho nos olhos.
O Atlético tem ótimos marcadores, atacantes de velocidade, Nieto e Garcia podem jogar entre os zagueiros, a volta de Baier anima a armação, Lopes não pode reclamar do grupo de atletas disponível. O time que jogou contra o Flamengo é a base, realizou proeza extraordinária, mesmo assim deverá sofrer retoques para as características especiais do jogo contra o Figueira. É outra partida, outra situação, diferente motivação, responsabilidade muito superior.  De nada adianta ganhar do Flamengo no Rio e empatar com os catarinas na Baixada.
A semana cheia caiu do céu. O torcedor pode dar um descanso ao coração, deixar a adrenalina baixar vagarosamente, ir colocando no cofrinho moedas de esperança. Em meio a esse processo de recuperação, o amigo poderá ver a seleção renovada com Renato Abreu, Ronaldinho Gaúcho e companhia. Vou te dar um conselho: não se estresse. Se complicar, faça um lanchinho, vá dormir mais cedo, cuidar do amor da sua vida.
O Atlético precisa de você com toda a força. Guarde o seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário