quinta-feira, 26 de março de 2015

FELIZ ANIVERSÁRIO FURACÃO

Nesta data, no longínquo 1924, Internacional e América se uniram para formar o Clube Atlético Paranaense, um jovem completando hoje 91 anos. Quantos times passaram pela Baixada, quantos jogadores vestiram a jaqueta rubro-negra, quanto suor derramado para sobreviver ao tempo, quantos gols e vitórias necessários para virar Furacão.

Os grandes nomes todos sabem de cor. Mas o amigo sabe que o primeiro Atlético foi escalado com Marreco e Marrecão? Que no primeiro título em 25 ganharam faixas Franico e Bororó? Que o campeão invicto de 29 contava com Rintintin e Anjolillo? Que em 33 Mimi e Naná ardendo em febre bateram os coxas e transformaram o Atlético no time da raça? Que o Furacão ganhou vida com Sanguinetti e Villanueva?

O amigo sabe que seu primeiro presidente foi Arcésio Guimarães, primeiro de tantos que lutaram com dificuldades imensas até Marcos Coelho vencer o Brasileiro em 2001. É irmão, os grandes nomes estão na ponta da língua, todos sabem, veneram, idolatram. É assim mesmo.

Mas o Atlético não foi feito apenas de grandes nomes, é o reflexo perfeito da sua torcida, gente de todas as cores, de todos os cofres, aninhados na Baixada bendita, cobertos pela bandeira sagrada, unidos no canto ardoroso, na alegria estrepitosa, na tristeza profunda. Esse é o Atlético imortal de todos os rubro-negros, grandes e pequenos, respeitados e amados igualmente. Afinal, o que seria do Atlético sem Mimi e sem Naná, sem Jackson, sem Sicupira... sem você? Feliz aniversário Furacão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário