quinta-feira, 16 de junho de 2011

A MISSÃO E O FURACÃO

“Na guerra o general recebe ordens do soberano. Ao reunir o exército e concentrar suas forças, deve misturar e harmonizar seus diversos elementos antes de instalar seu acampamento”
Sun Tzu
Ao iniciar o planejamento para campeonato específico, o presidente e seus dirigentes têm conhecimento do potencial de seus jogadores e das disponibilidades financeiras para a campanha, antevendo a partir de análise cuidadosa quais as reais possibilidades da equipe na competição a cumprir.
Uma primeira análise da situação deverá responder a perguntas do tipo: a equipe tem condições de chegar ao título? Tem condições de se classificar entre os quatro primeiros colocados? Terá de lutar para não cair para divisão inferior? A resposta positiva a uma dessas indagações apontará para o objetivo a atingir, a base para o estabelecimento da missão a ser cumprida.
O treinador participará das reuniões que definirão a missão. Sua manutenção no cargo dependerá da sua concordância com o estabelecido. Haverá treinador com currículo carregado de conquistas que se incomode em permanecer à testa de equipe cuja missão seja apenas classificar-se entre os dez primeiros colocados. A solução será a rescisão do contrato.
Se por outro lado, o clube não possuir treinador e busca profissional para o cargo, a missão lhe deverá ser exposta logo no início das conversações, para que no futuro não exija do clube investimentos superiores ao prometido, nem seja cobrado por cumprimento de meta diferente daquela acordada de antemão.
Estabelecida a missão – por exemplo, classificar-se entre os quatro primeiros colocados no campeonato brasileiro –, o estado-maior do clube a estudará definirá uma diretriz de planejamento, onde constarão a mobilização do grupo de profissionais a participar da campanha, a necessidade de pré-temporada, a participação em campeonatos, a realização de jogos amistosos e uma previsão do que se pretende executar durante o ano de trabalho.
Uma diretriz de planejamento poderia ter a seguinte formulação:
“Com a missão de classificar-se entre os quatro primeiros colocados no Campeonato Brasileiro de 2011, o Furacão Futebol Clube:
- realizará pré-temporada no mês de janeiro, paralelamente à avaliação de jogadores disponíveis, dispensa dos fora dos parâmetros estabelecidos, vendas apontadas como necessárias pela administração do clube e contratação de novos valores para reposição e melhoria do elenco, de forma a iniciar o campeonato estadual em princípio de fevereiro com 80% do grupo reunido, pronto fisicamente e em estado avançado de aprimoramento tático;
- reavaliará, após o regional, a capacidade do conjunto disponível face à missão principal e à participação nas Copas do Brasil e Sul-Americana; a partir dessa reavaliação partirá em busca de novos jogadores, ou não, e fará o recondicionamento físico-tático necessário.
Até a quarta rodada do Campeonato Brasileiro, estará com 100% dos atletas contratados e integrados ao grupo.
Durante o campeonato manterá média de cinco pontos ganhos a cada três jogos.”
Expedida a diretriz de planejamento, os vários setores do clube partirão para o detalhamento de seus planejamentos particulares e imediata execução de suas tarefas.
O setor encarregado das contratações iniciará tratativas, dispensas serão anunciadas, empréstimos serão feitos, vendas serão concretizadas. Os treinamentos físicos terão prioridade. Os reconhecimentos dos adversários serão encaminhados. As regras de convivência e premiação estabelecidas. A formulação tática será idealizada e colocada em execução nos treinamentos. Amistosos serão acertados.
Tudo, materializado em quadros de trabalhos específicos, funcionará de forma coordenada, tendo a missão, o objetivo estabelecido, como o farol a guiar o trabalho de todos.
O trabalho será harmonioso e contínuo. Os desdobramentos positivos ou negativos orientarão novos procedimentos, como contratações e dispensas. O grupo foi formado para o cumprimento de missão específica, recursos foram gastos para isso, toda a organização emprenhou seus esforços nessa direção, não se permitindo resultado inferior ao desejado.
A missão tem que ser cumprida.  
NADA FUNCIONARÁ SE TREINADORES FOREM TROCADOS EM SEQUÊNCIA, JOGADORES FOREM VENDIDOS E NÃO HOUVER REPOSIÇÃO, OS RESPONSÁVEIS PELO FUTEBOL NEGLIGENCIEM SUAS TAREFAS. ESSES SÃO ALGUNS DOS PROBLEMAS ENTRE O FURACÃO E A MISSÃO.
(A MISSÃO TEM QUE SER CUMPRIDA é artigo do Capítulo VI – FATORES DA DECISÃO – do livro SUN TZU E A ARTE DO FUTEBOL, de autoria de Ivan Monteiro, registrado na Biblioteca Nacional sob número 329.967 – livro 605 – folha 127 –, não publicado e em constante atualização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário