sábado, 27 de julho de 2013

PERDÃO PELO MEU ERRO

Petraglia falou e está falado: “Nos reunimos com a Prefeitura e Estado e entregamos o novo orçamento, final e definitivo, e o número é 265 milhões. Por quê? O orçamento de R$ 184,6 milhões foi baseado na data de novembro de 2010. A própria lei dos títulos dos potenciais construtivos prevê a correção pela inflação do setor da construção civil, ou seja, do CUB. Corrigindo esse valor pela correção dos 30 meses, que será o período da obra, nós temos um valor corrigido em torno de R$ 235 milhões”.

Ainda faltam 30 milhões, os 265 definitivos menos os 235 gerados pela correção pela inflação do setor da construção civil. Quais as causas desse acréscimo? Atrasos produzidos pela ação ou inação dos governos, da assembléia, da câmara, dos tribunais, de pessoas dedicadas ao insucesso rubro-negro, gerando meses a mais de contratação de equipamentos, funcionários, juros etc. Lembre o amigo que a Arena deveria estar pronta em fevereiro deste ano.

"De onde virá o dinheiro?”, pergunta o Presidente rubro-negro e responde de bate pronto: “Temos um acordo tripartite: Atlético, Prefeitura e Governo do Estado. Eu disse e repeti que se custasse mais caro, o CAP assumiria, desde que as coisas tivessem acontecido no tempo certo. Não podemos assumir o retardo de ações e omissões...” e por aí vai.

Só para finalizar, caberão ao Estado, Prefeitura e Atlético dívidas iguais no valor de 88,3 milhões, dívidas que se tudo tivesse corrido conforme o previsto custariam aos partícipes 61,9 milhões.

Diferença do inicial para o final, 26,4 milhões para cada contratante. Esse, irmãos paranaenses, é o preço da burrice.

Se alguém queria ferrar o Atlético, rejubile-se, ferrou. Se alguém se mordia com a utilização de recursos públicos na Copa, rasgue-se todo. Para esses que tudo fizeram para colocar pedras no caminho, o duro é não poder culpar o Atlético, ter que olhar para suas botas fumegantes e chorar o tiro no próprio pé que suas ações retardatórias produziram.

Os homens públicos paranaenses passaram certificado de burrice nível FIFA. Os idiotas que, por paixão clubística, geraram todo esse prejuízo devem estar comemorando, comemorando menos hospital, menos educação, menos...

Com tudo isso, a Arena terá o custo de seis mil reais por cadeira, o mais baixo de todos os estádios em construção. Imagine o amigo se a tropa não tivesse atrapalhado com tanta voluntariedade.

Todos esses fatos me aborrecem, assistir à mediocridade no meu próprio quintal é repugnante, mas o que fazer? Por uma indiscutível e irracional soberba sempre achei o meu Paraná livre de idiotas, pensei estarmos afastados das ignorâncias, das mentes primitivas, olhava o Brasil do seu Lula como algo distante, uma praga contida pelas águas do Iguaçu e do Paranapanema.

Amigos, errei, pequei pela soberba, por ver o Paraná de hoje com os olhos de ontem. A praga está aqui, espalhada nas elites rancorosas, gente a quem o estudo não conseguiu salvar da mais pura mediocridade. Amigos, pequei. Só tenho uma solução, vou ao Papa pedir perdão pelo meu erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário