terça-feira, 30 de julho de 2013

SEU MELHOR GALINHEIRO

Paulo Baier parece vai ficar em Curitiba. Problema? Creio que não. Entra Elias no lugar de Baier, Everton no lugar de Zezinho, o time está pronto. Quer mudar mais um pouco? João Paulo substitui Juninho. Quer dar um jeito mínimo na defesa? Volta Léo para a esquerda, Jonas entra na direita.

Qual o efeito dessas mudanças? Baier e Elias se equivalem. Everton no lugar de Zezinho é mudança radical, fortalece o ataque, o armador tem fôlego para ir e vir, ajudar a defesa quando necessário. João Paulo tem melhor saída de bola que Juninho, favorece o jogo ofensivo, possibilita o exercício do chute de fora com qualidade, em nada se perde defensivamente. Jonas e Léo podem se dedicar mais à marcação, sem tanta preocupação com o ataque. As voltas de Elias e João Paulo trazem gente com fome de bola ao time.

Há temor exagerado em se enfrentar o Galo no Independência. O caldeirão do América caiu como uma luva para as apresentações do genérico mineiro. Lá, o time não perde. Assim também era o caldeirão rubro-negro, até que um dia perdemos, noutro fomos para a segunda divisão.

A torcida ajuda, é fundamental, mas o importante é o time. Esse o real problema. O grupo do Galo é muito bom, até entre os reservas goleados pelo Cruzeiro no domingo enxergam-se bons jogadores. Mesmo assim, esse time tem perdido com frequência. No Brasileiro nem se fala, foram 4 derrotas em 8 jogos. Na Libertadores, perdeu as primeiras partidas da semifinal e final. Ganhou o título nos pênaltis.

Já disse que o grupo do Galo é muito bom, não o estou desmerecendo, estou apenas dizendo que o time perde, tem qualidades imensas e vulnerabilidades. A sua principal vulnerabilidade é o conhecimento que se tem da equipe, na vitrine quarta e domingo há semanas. Outra é o cansaço, ninguém joga três campeonatos em seis meses e está tinindo fisicamente.

Seu Vavá deve saber tudo sobre o Galo. Sua irritação com a defesa não deve tornar o Atlético defensivo ao extremo, trocar o jogador de qualidade, capaz de dar solução à partida, por outro dedicado exclusivamente ao papel defensivo.

O Atlético vai levar gols? Muito provavelmente. Se não quiser perder vai ter que marcar... Marcar gols. Para isso é melhor ter um time em condições de defender e atacar dentro de campo desde o início da partida. Depois, é o inevitável duelo de vontades. Bem armado, consciente da possibilidade de vencer, encarando o Galo com sabedoria e raça os noventa minutos, temos chance de copiar a Raposa, carimbar as faixas do genérico, agora no seu melhor galinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário