quinta-feira, 24 de julho de 2014

NO CAMINHO TEM UM FURACÃO

O Fluminense treinou com dez jogadores, deixou Sóbis e Walter exercitando chutes a gol. Os dez que podem conhecer a Arena magnífica no domingo são: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Henrique e Carlinhos; Valencia, Jean, Wagner, Cícero e Conca. Problemas? Aparentemente sim.

Do meio para frente só Valencia, o nosso Valencia, é volante típico. Jean, Wagner, Cícero e Conca sabem jogar no ataque, tem visão de jogo, Conca é fora de série, contra o Santos matou o jogo com belíssimo gol de fora. Juntando Walter ou Sóbis a essa tropa temos um visitante indigesto.

Leio que Doriva pode mudar o Atlético contra o Flu, abandonar o esquema com três atacantes, ter uma postura mais defensiva. A dúvida do treinador é justificada, se abrir demais o meio o Flu pode comandar o jogo, criar muitas dificuldades.

Doriva tem que analisar a capacidade de recuperação defensiva da equipe com três atacantes. Se Marcelo, Éderson e Coutinho conseguirem agredir no ataque e rapidamente recompor a defesa, não há por que mudar. Mantém-se o adversário preocupado defensivamente, aumenta-se a chance de gols, conserva-se a segurança com o rápido retorno dos atacantes, fortalece-se o entrosamento da equipe como um todo.

Se os treinamentos indicarem uma recuperação defensiva deficiente, o mudar de Doriva deve ter em mente a substituição de um dos atacantes por jogador que possa defender com qualidade e incomodar no ataque, um dupla função que não me arrisco a apontar. Talvez a entrada de João Paulo mais recuado ao lado de Deivid e Otávio, este último com liberdade maior para se aproximar do ataque.

Otávio tem boa visão de jogo, bom passe, com liberdade para avançar pode enfiar uma bola matadora. Eu prefiro a continuidade dos três atacantes por uma simples e velha razão, time que está ganhando não se mexe.

Por sorte a semana é cheia, Doriva vai poder treinar, analisar e encontrar o caminho certo. No Flu, se achando o ovo frito da marmita, só se fala em caça à Raposa, esqueceram que no caminho tem um Furacão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário