sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ZAGUEIRO KING SIZE

Assisti ontem grande parte de Grêmio e Santos em Porto Alegre. O tricolor atacou, espernou, o seu Felipão trançou os dedos, foi expulso no intervalo e perdeu. Dois a zero Peixe. De novo um erro de arbitragem deu origem a gol, agora de um árbitro FIFA. Adianta reclamar da arbitragem? Claro que não. Na fila para o Hino tem mais árbitro que jogador e nada melhora. Vamos nos conformar.
O que jogo do Grêmio tem que ver com o meu Atlético e seus problemas? Apenas um detalhe. O Atlético em Natal atacou e perdeu, levou dois no primeiro tempo. O Grêmio também. A que remete tudo isso?
Remete a um sistema defensivo eficiente, quase infalível, que possa dar liberdade para que jogadores se lancem ao ataque com alguma segurança. É inegável que o Grêmio tem defesa que inspira essa segurança, mas falhou em escanteio, em contra-ataque atingindo seu setor esquerdo.
Depois de levar, quem vira um jogo desses. Desorganiza, vai para o tudo ou nada, o adversário usa e abusa do cai-cai, o goleiro faz milagre, as traves funcionam. O Atlético perdeu o jogo contra o Santos da mesma forma. Uma falha defensiva aos 42 do primeiro tempo, um contra-ataque em meio ao segundo.
A defesa é o que dá o equilíbrio, sustenta todo o time. Se você não tem um sistema defensivo competente cai no caso do cobertor curto, vai ao ataque, leva gol, cobre a cabeça, descobre os pés. Tomou gol, tem que atacar mais, atacando mais, leva mais. Eu olho para a nossa defesa e perco o sono, acordo com os pés gelados. Vou sair hoje para comprar um cobertor king size. O Atlético deveria fazer o mesmo, ir atrás de um zagueiro king size.

Nenhum comentário:

Postar um comentário